VI I – Edição 17/18

 

Avaliação

Metodologia de avaliação e enunciados propostos (PDF)


Nau3D

GitHub (LINK)
Download (ZIP)
Documentation in (LINK)


Syntax Highlight for GLSL – Notepad++

Dark and Light Themes (ZIP)


Aula 13 – Sombras

11/01/18
Sumário:
Shadow Mapping: algoritmo básico e construção das matrizes.
Análise dos problemas na produção de sombras com shadow maps.
Algoritmos para aliviar os problemas de perspective mismatch: Parallel Split Shadow Maps e Trapezoidal shadow maps.
Algoritmos para produção de sombras “filtradas”: Percentage Closer Filter, Variance Shadow Maps, Exponential Shadow Maps.
Apontamentos:

  • Parallel Split Shadow Maps (LINK)
  • Trapezoidal Shadow Maps (LINK)
  • Variance Shadow Maps (LINK)
  • Exponential Shadow Maps (PDF)

Material de apoio: Projectos Nau (ZIP)


Aula 12 – Compute Shader

04/01/18
Sumário:
Processamento de imagem: três alternativas no pipeline gráfico.
Compute Shader: inputs e outputs. Noção de grupo e memória partilhada.
Apontamentos:

  • Compute Shader Slides de Mike Bailey (LINK 1 e LINK 2)
  • OpenGL.org wiki – compute shader (LINK)

Material de apoio: Projectos Nau (ZIP)


Aula 11 – Tessellation Shaders

14/12/17
Sumário:
Análise das funcionalidades e características do sub pipeline dedicado à tesselação, e o seu posicionamento no pipeline global.
O processo da tesselação desde a especificação do seu grau até à geração da grelha de coordenadas resultante da tesselação. Controle e especificação do grau de tesselação.
Patches de Bezier, PN-Triangles e Phong Tessellation.
Material de apoio:

  • Phong Tessellation (LINK)
  • PN-Triangles (PDF)
  • Slides sobre Tessellation shaders com OpenGL (PDF)

Material de apoio: Projectos Nau (ZIP)


Aula 10 – Geometry Shader

07/12/17
Sumário:
Análise das funcionalidades e características do geometry shader, e o seu posicionamento no pipeline.
Dados de entrada e leque de opções para saídas: texture arrays e viewports.
Análise de exemplos: detecção de contornos, visão stereo, e visualização de normais.
Material de apoio:
GLSL Tutorial em Lighthouse3D (LINK)
Projectos NAU: show normals (to do) (ZIP)


Aula 9 – Parallax mapping and Displacement Mapping

30/11/17
Sumário:
Normal mapping issues
Parallax Mapping and Steep Parallax Mapping with Self Shadowing
Vertex Displacement Mapping
Material de apoio:
Projectos Nau: Parallax Mapping (ZIP), Terrain Grid (ZIP)


Aula 8 – Normal mapping and deferred rendering

23/11/17
Sumário:
Normal mapping and bump mapping
Tangent space and the TBN matrix
Computing NM in tangent space and in camera space
Deferred rendering
Material de apoio:
Deferred Rendering (PDF)
Projectos Nau: Barrel (ZIP)
Note: these projects require versions of Nau with dates after 2017-11-22.


Aula 7 – Reflexão, refracção e cube mapping

16/11/17
Sumário:
Reflexão e Refração
Cálculo dos vectores, lei de Snell
Combinação de refração e reflexão
Material de apoio:
Cube Mapping (ZIP)
Projectos Nau (ZIP)


Aula 6 – Texturas II

9/11/17
Sumário:
Aplicação de texturas
Utilização de múltiplas texturas para criar efeitos complexos.
Análise dos projectos correspondentes na Nau.
Apontamentos e materiais:
Texturas (ZIP)
Projectos NAU (ZIP)


Aula 5 – Texturas I

2/11/17
Sumário:
As coordenadas de textura como atributo de vértice
Utilização de coordenadas de textura como dados
Implementação de funções cujo argumento são as coordenadas de textura
Uso de texturas como pré-computação de funções
Análise dos projectos correspondentes na Nau.
Apontamentos e materiais:
Coordenadas de textura em shaders (LINK)
Projectos NAU (ZIP)


Aula 4 – Pontos e Focos de Luz

26/10/17
Sumário:
Equações e notas sobre focos e pontos de luz
Exercício: implementar ponto e foco de luz
Apontamentos e materiais:
Projecto com luz direccional (ZIP)


Aula 3 – Gouraud vs. Phong

19/10/17
Sumário:
Toon Shading por vértice (Gouraud), misto, e por pixel (Phong)
Questões sobre a normalização
Exercício: Implementar a iluminação direccional por pixel na NAU
Apontamentos e materiais:
Emular a funcionalidade fixa para a iluminação através de shaders (PDF)
Projectos NAU (Git)


Aula 2 – Introdução à escrita de shaders

28/09/17
Sumário:
Definição de projectos na NAU
Escrita de shaders: iluminação por vértice
Apontamentos e materiais:
Projectos NAU (ZIP)
Escrita de shaders (ZIP)


Aula 1 – Introdução ao pipeline gráfico

21/09/17
Sumário:
Apresentação do programa e objectivos da disciplina.
Apresentação do método de avaliação e divulgação dos enunciados
O pipeline gráfico e os seus componentes
Apontamentos:
Lighthouse GLSL Tutorial (LINK)
Core OpenGL Setup (PDF)

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