Tecnologias e Aplicações
Docentes: António Ramires, Jorge Gustavo Rocha, Luís Paulo Santos, Vitor Alves
Nesta UC pretende-se explorar técnicas e algoritmos centrados na sua vertente prática. A UC abordará um conjunto de temas ilustrativo das potencialidades da área, sendo baseada em pequenos módulos cuja descrição se apresenta a seguir.
Processing Drone Imagery
Docente: Jorge Gustavo rocha
O baixo custo dos drones e de máquinas fotográficas de alta resolução possibilitam a obtenção de imagens aéreas a um custo muito baixo.
Neste módulo interessa-nos explorar soluções open source para o processamento de imagens obtidas por drones. Em particular, vamos explorar o projeto open source OpenDroneMap para gerar imagens ortoretificadas.
Recursos: OpenDroneMap https://github.com/OpenDroneMap/OpenDroneMap
Avaliação:
Partindo de um conjunto de imagens, gerar um determinado output: point cloud, digital surface model, textured surface model ou imagens ortoretificadas.
Imagem Médica
Docente: Vítor Alves
Temas a abordar:
1) Imagem Medica (modalidades) – Imagens radiográficas planares e tomografia multidimensional. As principais modalidades de imagiologia incluindo radiografia por RX, Tomografia Computorizada por RX (TC), ecografia e Ressonância Magnética (RM). Outras tecnologias emergentes.
2) Norma DICOM – Classes de serviço DICOM, elementos de serviço, papeis SCU/SCP modelo de dados e domínios de aplicação. As partes da norma DICOM. Sistemas de arquivo e comunicação de imagem (PACS).
3) Processamento e Análise de Imagem médica(Visualização, Automação e Quantificação) – Objetivos do processamento. Particularidades em processamento e análise da Imagem. Transformação de imagem. Aplicações clínicas.
Avaliação:
Trabalhos práticos
Practical Global Illumination
Docente: Luís Paulo Santos
This module entails developing a prototype of either a GI application or a GI engine for current hi-tech technologies (multicore/manycore processors, mobile devices, …)
Assessment:
Project based
Real Time Global Illumination
Docente: António Ramires
Voxel Cone Tracing: um novo paradigma para obter iluminação indirecta preservando a interactividade.
Renderização Hibrida: combinar ray-tracing, voxel cone tracing e rasterização.
Assessment:
Group (2-3) project.
- Hybrid Renderer for AO (starting point: Nau’s project on github “optixPrimeShadows”)
- Qualitativa and performance analysis for voxel cone tracing. The goal is to vary the number of cones and evaluate the effect (starting point: Nau’s github project “voxels”)
- Voxel visualization with ray casting (starting point: Nau’s github project “voxels”)
- Challenge: Build an hello world Vulkan based 3D app to draw an object and perform an analysis on the steps to move from OpenGL to Vulkan
- Challenge II: Explore Microsoft’s Volume Rendering SDK. Build a small application to display a volume and present the alternatives for the visualization.