VI I – Edição 14/15

 

Avaliação

Metodologia de avaliação e enunciados propostos (PDF)


Very Simple Libraries

VSL disponínel em GitHub.
Ficheiros necessários para compilação e execução .h .lib e .dll (ZIP)


GLSL Syntax Highlight para Notepad++

Ficheiros para temas escuros e claros (ZIP)


Modelos e Texturas

Cubo + textura (ZIP)
Esfera e texturas do planeta Terra (ZIP)


Aula 12 – Tessellation Shaders

18/12/14
Sumário:
Shaders para tesselação: tessellation control e evaluation. A tesselação em OpenGL. Aplicações: pn-triangles, phong tessellation e bezier patches. Demo: Terreno com níveis de detalhe e culling por hardware.

Artigos relevantes:
Phong Tessellation (PDF)
Curved PN-Triangles (PDF)
Slides sobre bezier patches com OpenGL tessellation (PDF)

Aula 11 – Geometry Shader

11/12/14
Sumário:
O Geometry shader no pipeline gráfico. Saídas configuráveis: layers e viewports. Exemplos: stereo, billboarding, normais.
Apontamentos:
GLSL Tutorial – Geometry Shader
GLSL Tutorial – Geometry Shader Examples
Demos:
Geom Tests – Billboarding
Geom Tests – Stereo
ShowMeThyNormals

Aula 10 – Deferred Rendering

04/12/14
Sumário:
Rendering em múltiplos passos. Deferred rendering e G-Buffer. Framebuffer objects.
Apontamentos:
Framebuffer Objects tutorial

Aula 9 – Texturas – Cube Mapping

27/11/14
Sumário:
Cube Mapping – Reflexões, refracção e dispersão cromática.
Apontamentos:
Cube Mapping com OpenGL (PDF)
Demo:
Cube Mapping (ZIP)

Aula 8 – Texturas (continuação)

20/11/14
Sumário:
Aplicação de multiplas texturas. Função para selecionar texturas, e texturas para selecionar função. Exemplo: planeta terra com mapas especulares, nuvens e combinação dia-noite.

Aula 7 – Texturas

06/11/14
Sumário:
Introdução às coordenadas de textura e aplicação de texturas
Apontamentos:
Texturas com GLSL (PDF)

Aula 6 – Iluminação – focos de luz

30/10/14
Sumário:
Escrita de shaders para iluminação com focos de luz. Uniform blocks.

Aula 5 – Iluminação especular e pontual

23/10/14
Sumário:
Escrita de shader de iluminação contendo a componente especular. Iluminação com luzes pontuais.

Aula 4 – Iluminação por pixel

16/10/14
Sumário:
Escrita de shader de iluminação direccional por pixel para a componente difusa.
Apontamentos:
Emulating fixed function lighting (PDF)

Aula 3 – Apresentação dos enunciados; Iluminação por vértice

09/10/14
Sumário:
Apresentação dos enunciados dos trabalhos práticos e monografias
Escrita de shader de iluminação direccional por vértice.
Apontamentos:
Introduction to writing shaders (PDF)

Aula 2 – VSL e Escrita de Shaders

02/10/14
Sumário:
Instalação e tutorial sobre a VSL.
Escrita de alguns shaders básicos.
Apontamentos:
VSL Walkthrough (PDF)

Aula 1 – Pipeline Gráfico

25/09/14
Sumário:
Apresentação da UC e discussão do método de avaliação
Elementos constituintes do pipeline gráfico. Setup do OpenGL e escrita de shaders.
Apontamentos:
Core OpenGL Setup (PDF)

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