VI I – Edição 14/15
Avaliação
Metodologia de avaliação e enunciados propostos (PDF)
Very Simple Libraries
VSL disponínel em GitHub.
Ficheiros necessários para compilação e execução .h .lib e .dll (ZIP)
GLSL Syntax Highlight para Notepad++
Ficheiros para temas escuros e claros (ZIP)
Modelos e Texturas
Cubo + textura (ZIP)
Esfera e texturas do planeta Terra (ZIP)
Aula 12 – Tessellation Shaders
18/12/14
Sumário:
Shaders para tesselação: tessellation control e evaluation. A tesselação em OpenGL. Aplicações: pn-triangles, phong tessellation e bezier patches. Demo: Terreno com níveis de detalhe e culling por hardware.
Artigos relevantes:
Phong Tessellation (PDF)
Curved PN-Triangles (PDF)
Slides sobre bezier patches com OpenGL tessellation (PDF)
Aula 11 – Geometry Shader
11/12/14
Sumário:
O Geometry shader no pipeline gráfico. Saídas configuráveis: layers e viewports. Exemplos: stereo, billboarding, normais.
Apontamentos:
GLSL Tutorial – Geometry Shader
GLSL Tutorial – Geometry Shader Examples
Demos:
Geom Tests – Billboarding
Geom Tests – Stereo
ShowMeThyNormals
Aula 10 – Deferred Rendering
04/12/14
Sumário:
Rendering em múltiplos passos. Deferred rendering e G-Buffer. Framebuffer objects.
Apontamentos:
Framebuffer Objects tutorial
Aula 9 – Texturas – Cube Mapping
27/11/14
Sumário:
Cube Mapping – Reflexões, refracção e dispersão cromática.
Apontamentos:
Cube Mapping com OpenGL (PDF)
Demo:
Cube Mapping (ZIP)
Aula 8 – Texturas (continuação)
20/11/14
Sumário:
Aplicação de multiplas texturas. Função para selecionar texturas, e texturas para selecionar função. Exemplo: planeta terra com mapas especulares, nuvens e combinação dia-noite.
Aula 7 – Texturas
06/11/14
Sumário:
Introdução às coordenadas de textura e aplicação de texturas
Apontamentos:
Texturas com GLSL (PDF)
Aula 6 – Iluminação – focos de luz
30/10/14
Sumário:
Escrita de shaders para iluminação com focos de luz. Uniform blocks.
Aula 5 – Iluminação especular e pontual
23/10/14
Sumário:
Escrita de shader de iluminação contendo a componente especular. Iluminação com luzes pontuais.
Aula 4 – Iluminação por pixel
16/10/14
Sumário:
Escrita de shader de iluminação direccional por pixel para a componente difusa.
Apontamentos:
Emulating fixed function lighting (PDF)
Aula 3 – Apresentação dos enunciados; Iluminação por vértice
09/10/14
Sumário:
Apresentação dos enunciados dos trabalhos práticos e monografias
Escrita de shader de iluminação direccional por vértice.
Apontamentos:
Introduction to writing shaders (PDF)
Aula 2 – VSL e Escrita de Shaders
02/10/14
Sumário:
Instalação e tutorial sobre a VSL.
Escrita de alguns shaders básicos.
Apontamentos:
VSL Walkthrough (PDF)
Aula 1 – Pipeline Gráfico
25/09/14
Sumário:
Apresentação da UC e discussão do método de avaliação
Elementos constituintes do pipeline gráfico. Setup do OpenGL e escrita de shaders.
Apontamentos:
Core OpenGL Setup (PDF)