Descrição

 

O Perfil em Computação Gráfica tem por objectivo formar indivíduos com conhecimentos sólidos de base e competências avançadas em Computação Gráfica. Estes formandos deverão ser capazes de responder, com conhecimento e qualidade, às actuais e futuras necessidades relacionadas com esta área de conhecimento, verificadas em inúmeros sectores da sociedade e com uma tendência clara para aumentar nos próximos anos. O perfil oferece competência para avaliar/conceber soluções e desenvolver software aplicacional tendo por base técnicas de Computação Gráfica e Visão por Computador. Neste sentido, pretende-se que adquiram uma preparação sólida, vocacionada para a inovação mas de grande flexibilidade técnica.

São muitas as empresas nos panoramas nacional e internacional cuja área de negócio assenta, ou necessita, de Computação Gráfica, sendo previsível que este número aumente num futuro próximo dado o crescimento exponencial de áreas aplicacionais. Entre estas podem-se enumerar algumas, sendo este leque limitado apenas pela imaginação dos agentes envolvidos: detecção e reconhecimento de objectos em imagens, jogos para computador e e-edutainement, arqueologia e herança cultural, arquitectura, visualização científica, animação e efeitos especiais, cenografia virtual, simulação, treino e assistência em tarefas complexas e/ou de risco, etc.

O perfil integra aspectos como as tecnologias avançadas de programação, a geometria computacional, a visão por computador, as técnicas de iluminação e síntese de imagem e a construção de mundos virtuais com impacto directo nas áreas aplicacionais acima descritas.

A equipa proponente acumula vários anos de experiência na investigação, aplicação e ensino de Computação Gráfica, resultando esta UCE directamente desta experiência.

Resultados de Aprendizagem

  • Identificar, classificar e utilizar técnicas de processamento de imagem e extracção de conhecimento a partir de imagens;
  • Modelar, através de técnicas algorítmicas, permitindo a criação de geometria e materiais;
  • Implementar aplicações gráficas de forma optimizada recorrendo ao CPU e GPU, por exemplo para visualização em tempo real;
  • Analisar, classificar e implementar modelos e algoritmos de iluminação foto-realista;
  • Conceber e avaliar soluções e arquitecturas de aplicações de computação gráfica por forma a obter um elevado nível de qualidade e/ou desempenho de acordo com os requisitos do problema.

Estrutura Base

O perfil consiste em três unidades curriculares, correspondendo cada uma a 5 ECTS.

As unidades curriculares são as seguintes:

Coordenação Científica

 Posted by at 11:20 pm